quarta-feira, 5 de julho de 2017

UMA ESCRITA PARA SER QUEBRADA

O Palmeiras vai iniciar na noite de hoje sua nona participação na fase de oitavas de final da Copa Libertadores, quando enfrenta o Barcelona de Quayaquil no Equador. 



Além de superar o adversário e se classificar para a fase seguinte da competição, os comandados do técnico Cuca terão que quebrar uma escrita, a de que o Palmeiras nunca fez um gol quando saiu do país para disputar o primeiro jogo dessa fase da competição.



O primeiro confronto foi em 1995, quando o Palmeiras foi até La Paz enfrentar o Bolivar e saiu derrotado por 1 x 0. Naquela ocasião o time que foi escalado pelo técnico Valdir Espinosa era: Velloso; Tonhão, Antônio Carlos e Cléber; Fávio Conceição, Amaral, Mancuso, Valber e Roberto Carlos. Paulo Isidoro e Rivaldo.



Detalhe para os cinco zagueiros lentos e dois volantes cabeças de área para enfrentar a altitude da Bolívia, uma bizarrice tremenda. Na partida de volta, o Palmeiras venceu por 3 a 0 e conquistou a classificação sem problemas.

No segundo desafio internacional, em 2000, o Verdão foi até o Uruguai enfrentar o Peñarol e voltou de lá com uma complicada derrota por 2 a 0. Naquela ocasião o técnico Felipão levou à campo o seguinte time: Marcos; Rogério, Argel, Agnaldo e Júnior; Galeano, César Sampaio, Rogério e Alex; Marcelo Ramos e Basílio.

Na partida de volta o Palmeiras conquistou a classificação em uma épica partida, na qual o placar final foi 3 a 1, com direito a pênalti decisivo perdido por Euller no tempo normal, gol dos uruguaios mal anulado e milagre de São Marcos nas penalidades máximas.

A última vez que o Alviverde enfrentou um gringo nas oitavas da Libertadores foi em 2013, quando o Palestra conquistou um importante empate em 0 a 0 contra o Tijuana-MEX. Naquela ocasião o técnico Gilson Kleina armou o time da seguinte maneira: Bruno; Ayrton, Henrique, Maurício Ramos e Marcelo Oliveira; Márcio Araújo, Charles, Wesley e Tiago Real; Vinícius e Kléber Pinheiro.

Na partida de volta os mexicanos venceram por 2 a 1, com direito a um peru homérico do goleiro Bruno.

Em sua história, o Palmeiras jogou essa etapa da competição continental outras cinco vezes, nas quais enfrentou clubes brasileiros, tendo um total de 3 classificações (contra Vasco em 1999, São Caetano em 2001 e Sport em 2009) e duas eliminações (ambas contra o São Paulo em 2005 e 2006).

Um dado importante é que das oito vezes que se classificou para essa fase, avançou para às quartas de final em cinco vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário