Na partida de estréia do Campeonato Paulista no último domingo, o lateral esquerdo Zé Roberto completou a marca de 100 jogos com a camisa do verdão. Ao analisar sua trajetória ao longo desses dois anos de clube dá para colocá-lo pelo menos entre os seis melhores laterais esquerdos da história, porém ainda falta pelo menos um título (ele já levantou a Copa do Brasil de 2015 e o Campeonato Brasileiro de 2016), nacional ou internacional para ele entrar na relação dos TOP 5 de todos os tempos.
Confira quem faz parte desse seleto grupo (a classificação dos melhores é subjetiva desse blogueiro):
PRIMEIRO: Júnior (334 jogos). O lateral esquerdo foi titular absoluto da camisa 6 durante os anos de 1996 a 2000, tendo conquistado dois torneiro internacionais (Libertadores de 1999 e Mercosul 1998) e um nacional (Copa do Brasil de 1998).
Outro ponto que conta a favor do lateral baiano é o fato dele ter feito parte do time Campeão Paulista de 1996, até hoje considerado uma das maiores máquinas de jogar bola de toda história vitoriosa do Verdão.
SEGUNDO: Roberto Carlos (185 jogos). Um dos maiores laterais da história do futebol brasileiro e considerado por muitos palestrinos o maior da história do Palestra aparece em segundo na minha lista devido ao fato de ter jogado quase a metade do tempo em relação ao primeiro colocado e não ter em seu currículo nenhum título internacional.
No tempo em que vestiu a camisa verde, de 1993 a 1995, foi espetacular, vencendo dois paulistas (inclusive o de 1993 que tirou nostro time da fila), dois Campeonatos Brasileiros (1993 e 1994) e ainda um Torneio Rio-São Paulo (1995). Vale ressaltar que RC6 é o lateral esquerdo com maior número de gols atuando pelo Palmeiras.
TERCEIRO: Geraldo Scotto (352 jogos). Detentor de três campeonato paulistas (59,63 e 66), dois Brasileiros (60 e 67) e um Rio-São Paulo (65); o lateral defendeu o clube durante 9 anos. Além da quantidade de títulos e o tempo de casa, ele é conhecido como um dos primeiros laterais a apoiar o ataque e também como um dos melhores e mais leais marcadores do antológico Garrincha.
QUARTO: Zeca (389 jogos). Assim como o Roberto Carlos, o jogador que defendeu o Palmeiras entre os anos de 1969 e 1977, faturou dois Campeonatos Brasileiros (1972 e 1973) e dois Paulistas (72 e 74), ele entra para a relação por ser praticamente o único dono da camisa 6 durante todo o período conhecido como a Segunda Academia.
QUINTO: Ferrari (293 jogos). Conhecido como o "Júnior da segunda academia", por ser o substituto do Geraldo Scotto, assim como o lateral baiano foi do Roberto Carlos na "era Parmalat", foi titular da lateral esquerda durante o ano de 1967, no qual o Palmeiras dominou o futebol nacional ganhando dois Campeonatos Brasileiros (Robertão e Taça Brasil). Outro fator histórico que o atleta participou foi o de ser titular no jogo em que o Palmeiras representou a Seleção Brasileira no amistoso contra o Uruguai nas comemorações de inauguração do Mineirão.
Como podemos ver, os cinco laterais canhotos presentes nessa relação possuem um histórico gigantesco dentro da Sociedade Esportiva Palmeiras, porém acredito que o Zé Roberto poderá fazer em breve parte desse hall. Pois se vencer ou a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro desse ano já desbanca o Ferrari da lista. Se ganhar a Libertadores tirará o posto de segundo colocado do Roberto Carlos. Agora se vencer o Mundial, será o maior da história.

Nenhum comentário:
Postar um comentário