terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

QUEM É O REI DO DERBY: MARCOS OU EVAIR?

Na noite dessa quarta-feira, Palmeiras e Corinthians iniciam o centésimo ano de um dos maiores clássicos do futebol mundial.



Muitos foram os jogadores do Verdão que brilharam no Derby, desde Romeu Pelliciari, que anotou quatro gols na maior goleada da história do clássico (Palestra 8x0 Corinthians, no dia 05 de novembro de 1933). Passando por Ronaldo, que fez o gol solitário que acabou com o sonho dos corintianos em acabar com a fila que já durava vinte anos na final do Campeonato Paulista de 1974.



Mas foi na década de 90 que o clássico pegou fogo, com dois times fortes, Palmeiras x Corinthians disputaram jogos antológicos, e foram desses confrontos que nasceram os dois maiores nomes palestrinos do derby.

O primeiro é Evair, autor de dois gols da final do Paulista de 1993 (ano que o palmeiras deixou a fila), o camisa nove ainda anotou três vezes na goleada de 4 a 1 sobre os arqui rivais na primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1994. O Matador do Palestra também foi fundamental ao converter um pênalti nas quartas de final da Libertadores de 1999.


O segundo é Marcos, responsável pelo maior momento da rivalidade, a defesa do pênalti de Marcelinho Carioca na semifinal da Libertadores de 2000. O Santo ainda foi o protagonista nos dois jogos contra o Corinthians nas quartas do torneiro continental de 1999, onde, no primeiro jogo, segurou o 2 a 0 efetuando pelo menos 8 milagres. Na partida final decidiu para o Palmeiras na cobrança de pênaltis defendendo a cobrança de Vampeta.

A era Parmalat ainda rendeu um atleta que tirava o sono de muito corintiano, porém por ter jogado no rival, Edmundo fica um andar abaixo do Evair e do Marcos.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário