O número médio para conseguir chegar ao título do Brasileirão são os 73 pontos, pontuação que nenhum segundo colocado conseguiu atingir em toda a história do torneiro no formato de pontos corridos e com 20 clubes disputando.
Sendo assim o blog analisou as rodadas do Palmeiras e de seus dois principais rivais na disputa do caneco (Flamengo e Atlético MG) e definiu o que cada equipe precisa fazer para atingir tal pontuação.
Palmeiras: A conta do líder da competição é simples, com 64 pontos ele precisa de três vitórias ou duas vitórias e três empates nos 7 jogos restantes. Ao analisar a tabela o Verdão possui duas partidas bem complicadas (Santos e Atlético MG fora de casa), porém os outros cinco jogos são perfeitamente possíveis a conquista dos pontos (Sport, Inter, Botafogo e Chapecoense em casa e Vitória fora). Com isso dá para projetar o time comandado pelo Cuca chegando ao final do torneio entre 75 e 79 pontos.
Flamengo: Nossos maiores rivais terão que ter um desempenho impressionante para chegar aos 73 pontos. Precisarão conquistar 4 vitórias em 7 jogos, número aparentemente nada impossível, o problema é a tabela que os Urubus terão pela frente. Enfrentam Corinthians (Casa), Galo (Fora), Botafogo (Casa), Santos (Casa) e Atlético PR (Fora). Se considerarmos duas vitórias, contra América e Coritiba (ambos em casa), a equipe carioca terá que vencer mais dois dos clássicos nacionais para atingir a pontuação mínima.
Só para ilustrar, no segundo turno o Flamengo fez 6 clássicos nacionais e venceu 3 (Fluminense, Cruzeiro e Grêmio), empatou 2 (São Paulo e Palmeiras) e perdeu 1 (Internacional). Embora tenha atingido três vitórias, duas foram na sorte (Flu e Cruzeiro), além dos empates contra o Palmeiras e São Paulo que poderia ter perdido, ou seja, eles fizeram apenas um grande clássico nacional, que foi na partida contra o Grêmio, que aliás, na época, enfrentava uma terrível crise, na qual culminou na demissão do técnico Roger Carvalho.
Atlético MG: A situação da equipe de Belo Horizonte é bem delicada, precisa vencer 6 dos 7 jogos que ainda vai participar, isso que o Galo pega confrontos de extrema dificuldade como Flamengo e Palmeiras e partidas difíceis como Coxa e Chapecoense fora e São Paulo em casa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário